SECRETÁRIO APRESENTA NOVAS COMPETÊNCIAS DA SETUR PARA A FEDERAÇÃO DE CIRCUITOS TURÍSTICOS

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, recebeu, nesta terça-feira (25), em Belo Horizonte, a diretoria da Federação dos Circuitos Turísticos e apresentou as novas competências da pasta publicada na Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011.
 
Segundo o secretário, a partir da publicação, serão ampliadas as finalidades da Setur, que, além das estratégias de promoção e divulgação, terão como foco investimentos em infraestrutura turística, em capacitação, no incentivo à instalação de empreendimentos turísticos e na recuperação de estética urbana e ambiental das cidades.
 
“Iniciamos esta gestão com olhar atento para os nossos municípios. Queremos levar melhores condições para as nossas cidades para que suas lideranças, juntamente com a iniciativa privada e prestadores de serviços turísticos possam, efetivamente, realizar a política pública na ponta”, afirma.
 
ICMS Turístico
 
Também durante o encontro, o secretário lembrou que Minas Gerais é o primeiro Estado brasileiro a passar recursos diretamente para os municípios aplicarem na atividade através de parcelas de distribuição do ICMS Turístico. “Estamos dando um grande passo para o fortalecimento do turismo mineiro. Somente em 2011, aproximadamente R$ 7 milhões serão destinados a 44 municípios de nosso Estado”, ressalta.
 
O secretário espera que em 2012 pelo menos 300 municípios estejam aptos e habilitados para receber o recurso. Para isto, os requisitos mínimos são: participar de uma Associação de Circuito Turístico reconhecida pela SETUR/MG; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo  constituídos e em funcionamento.
 
Sintonia
 
As Associações de Circuitos Turísticos, são consideradas pelo Governo do Estado como Instâncias de Governança e braço de execução da Política Pública do Turismo em todas as regiões de Minas Gerais. Para o presidente do Conselho Consultivo da Fecitur, Eduardo Oliveira, a reunião demonstrou a sintonia entre a entidade e a secretaria. “Existe um alinhamento de ideias entre as necessidades dos Circuitos Turísticos e as propostas da secretaria. Acho que o turismo mineiro terá muito a ganhar daqui para frente”, conclui.
 
Também participaram do encontro o presidente da Fecitur, Francisco Melo, o secretário, José Maurício Carneiro e a presidente da Comissão de Licitação, Daly Batista. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETUR/MG. noticias@turismo.mg.gov.br (25/01/2011)

 

0 comentários:

PLANO DE AÇÃO 2011


O Circuito Nascente do Rio Doce começa o ano buscando por novas parcerias, associados e profissionais da área do turismo para auxiliar na realizações das diversas ações previstas no Plano de Trabalho de 2011. Ano que consideramos favorável para inicialização e retomada de vários projetos. Um deles é a certificação de novos produtos da "Produção Associada ao Turismo", devido a sua excelente aceitação e procura. Começaremos também a implantação da sua sinalização (descritiva e indicativa), da cidade até a propriedade quando se localizar à zona rural.

Daremos especial atenção e dedicação nesse projeto, pois tem grande capacidade de aumentar, significativamente, a oferta turística dos municípios, agregar valor aos produtos,  promover a inclusão social de pessoas simples da comunidade, pelo envolvimento delas ao projeto, como micro-empreendedores, artesãos, produtores da agricultura familiar, entre outros. Além de fomentar negócios ao trade turístico, fortalece a imagem da instituição através dos adesivos e outros impressos que acompanham os produtos, que podem gerar receita ao circuito através da venda dos selos.

Também estão no Plano de Ação 2011: criação de roteiros; estruturação de atrativos; capacitação pessoal; implantação uma "vitrine" do Circuito à margem da BR-040 para atrair a atenção de turistas, visitantes e pessoas da região para os produtos e serviços dos municípios do Circuito Nascente do Rio Doce, assim como suas ações como instituição de apoio ao fomento do turismo regional, também terá a função de posto de informações turísticas. A ideia é que nesse espaço fique a mostra os melhores produtos e serviços da região, como artesanatos, roteiros, meio de hospedagens, demonstrados por meio impresso e virtual, entre outros; construção de um site para o Circuito com uma página para cada município para melhor divulgação dos produtos, serviço, notícias de ações em prol do turismo e eventos na região; ainda contaremos com parceria para realização de cursos de capacitação e treinamento profissional, oficina de artesanato, entre outras ações que nos permitirão atingir as nossas metas propostas

0 comentários:

SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO / MG: AGOSTINHO PATRUS FILHO

Trajetória: Agostinho Patrus Filho é formado em Administração e pós-graduado em Gestão Empresarial e Logística pela Fundação Getúlio Vargas. É vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria, Comércio e Artesanato de Minas Gerais e diretor licenciado da Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais. Eleito em 2010 para o segundo mandato como Deputado Estadual com 93.656 votos, ficou entre os dez deputados mais bem votados de Minas Gerais. No fim de 2008, foi chamado, pelo governador Aécio Neves, para ocupar o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, no qual permaneceu até janeiro de 2010, quando retornou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para retomar a atividade parlamentar e disputar as eleições deste ano. Foi eleito, em 2006 - para o primeiro mandato como deputado estadual pelo Partido Verde - por 99.805 eleitores, o maior número de votos para deputado estadual do seu partido em Minas Gerais e no Brasil. As principais regiões de atuação política são Sul de Minas, Central, Rio Doce, Zona da Mata e Jequitinhonha/Mucuri.

0 comentários:

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA PARA RECEBER JOGOS DA COPA

O governador Antonio Anastasia autorizou, na terça-feira (21/12), no Palácio Tiradentes, início da terceira e última etapa das obras de modernização do estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Desde janeiro de 2010, o estádio está sendo adequado aos padrões exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar os jogos da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de 2014. A previsão de conclusão é o final de 2012.


O CIRCUITO NASCENTE DO RIO DOCE SE PLANEJA PARA TIRAR PROVEITO DESTE MEGA EVENTO:

Aproveitando a sua localização estratégica e o foco de atuação do estado na divulgação e investimentos nas regiões próxima a Capital, o Circuito Turístico Nascente do Rio Doce  já se prepara para receber os turistas que virão a Belo Horizonte para assistir aos jogos da copa. Cursos de treinamento e capacitação de pessoal, apoio a estruturação de atrativos, sinalização turísticas em rodovias e roteiros, elaboração de roteiros, apoio na organização de produtos e serviços aos turistas, entre outras.
Esperamos contar também com o apoio dos empreendedores do trade turístico: hotéis, pousadas, restaurantes, bares, agências de turismo, postos de gasolina, farmácias, artesãos e profissionais de turismo.


Reiginaldo Carvalho I Gestor
(32) 8436-3802
reigi.59@hotmail.com (MSN)
nascentedoriodoce@gmail.com
nascentedoriodoce@yahoo.com.br

0 comentários:

Copyright © 2013 Sora Templates and Blogger Templates - Anime OST.