ICMS TURÍSTICO, COPA DE 2014, INFRAESTRUTURA TURÍSTICA E DESTINOS INDUTORES SÃO TEMAS DISCUTIDOS EM AUDIÊNCIA ENTRE SETUR E ALMG



O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, recebeu, nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte, o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Tenente Lúcio, e o membro efetivo da Comissão, Ulysses Gomes. Durante audiência, o secretário apresentou projetos e programas prioritários para a Secretaria de Estado de Turismo, como ICMS Turístico, infraestrutura turística, Copa de 2014 e Destinos Indutores.  A iniciativa visa a união de esforços entre o Governo de Minas e o poder Legislativo para melhorias da atividade turística no Estado.
Para o secretário, o foco é trabalhar em conjunto com a Assembléia na busca de soluções para a solução dos gargalos no segmento turístico mineiro. “O governador Antônio Anastasia tem sempre ressaltado a importância da Assembléia Legislativa para discussões sobre a atividade em Minas Gerais. Queremos realizar uma gestão compartilhada, ouvindo a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, que representa a população de Minas Gerais”, afirmou.
O presidente da Comissão, Tenente Lúcio colocou a equipe à disposição para trabalhar junto ao Governo do Estado, por meio da Setur. “Pretendemos desenvolver um trabalho em parceria, principalmente com vistas à Copa de 2014. Não podemos deixar de solicitar, também, atenção aos municípios que têm potencial para se tornar sub-sede do mundial”, frisou.

Seminário de Turismo
O presidente da Comissão aproveitou a oportunidade para apresentar ao secretário a proposta de realização de um seminário de turismo com foco na discussão de temas como ICMS Turístico, Copa de 2014, infraestrutura turística e Destinos Indutores. “Queremos estreitar o diálogo com o Governo de Minas e também com a cadeia produtiva. Acredito que esta é uma ferramenta propícia, que contempla a participação do poder Legislativo, Governo do Estado, de trabalhadores, empresários do setor, municípios e os 22 Destinos Indutores do Estado”, explicou.

Destinos Indutores
Agostinho Patrus Filho explicou à Comissão a importância do Estudo de Competitividade, realizado em três séries históricas, nos 22 Destinos Indutores mineiros. “Esse estudo visa identificar as necessidades de cada município, envolvendo temas como a melhoria dos atrativos turísticos, de saneamento básico, de sinalização, de revitalização de espaços públicos e turísticos e qualificação profissional”, apontou o secretário.

Copa 2014
Durante o encontro, o secretário frisou, também, que a Copa de 2014 permite a análise dos gargalos em todas as áreas do Estado, mas ponderou que “o crescimento do Brasil não nos permite pensarmos apenas no evento esportivo. Temos a oportunidade de realizar trabalho que ficará como legado para os mineiros principalmente após a realização do mundial. Neste sentido, é essencial que os prefeitos dos nossos destinos tenham a consciência de destinar recursos para aplicação no turismo”, afirmou.
Para o secretário, a Copa de 2014 está próxima. Ele considera que Belo Horizonte é a cidade sede mais bem preparada para a receber a competição. “Temos o melhor projeto e a reforma do Mineirão, além de estar dentro dos prazos estabelecidos pela Fifa, está sendo elogiada internacionalmente”. O secretário, que também ressaltou que a escolha das sub-sedes depende das delegações internacionais que estarão no país durante os jogos. “Os municípios que investirem e se prepararem para a recepção dessas seleções terão mais chances de se tornarem base camps”, ponderou.

Infraestrutura
Outra preocupação importante destacada durante a audiência é com relação às necessidades de infraestrutura que atenda ao crescimento do fluxo de passageiros, principalmente por via aérea. Agostinho Patrus Filho destaca que o volume de passageiros que se desloca, por via terrestre, à distâncias superiores a 800km é equivalente ao número de turistas que viajam de avião.
“Atualmente, os aeroportos brasileiros registram volume de 60 milhões de passageiros, mesmo número de pessoas que viajam de ônibus. Atualmente o país aponta crescimento de 24% dos aeroportos. Em Minas Gerais, os aeroportos da Pampulha e de Confins registraram crescimento de 27%. O brasileiro está migrando do ônibus para o avião. É essencial o crescimento aeroportuário para atendermos à demanda já existente”, frisou.

Comissão de Turismo ALMG
A Comissão de Turismo, Inústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais analisa questões e propõe medidas que regem a política e o sistema regional de turismo, o fomento da produção industrial, do comércio e do cooperativismo, a política econômica, os planos e os programas estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento integrado do Estado e, por fim, as relações internacionais que envolvam negociações nas áreas de turismo, indústria e comércio, bem como a participação no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e em outros blocos econômicos. Uma das funções principais das comissões permanentes é emitir parecer sobre projetos em tramitação.
O presidente da Comissão é o deputado Estadual Tenente Lúcio (PDT). São membros efetivos os deputados: Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Rômulo Viegas (PSDB), Ulysses Gomes (PT) e Vanderlei Miranda (PMDB).




LEGENDA: O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, em audiência com o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, da ALMG, Tenente Lúcio (à esq.) e Ulysses Gomes, membro da Comissão (à dir.) 


Crédito: José Carlos Paiva – Secom MG

Fonte: SETUR/MG – Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Copyright © 2013 Sora Templates and Blogger Templates - Anime OST.