SECRETÁRIO APRESENTA NOVAS COMPETÊNCIAS DA SETUR PARA A FEDERAÇÃO DE CIRCUITOS TURÍSTICOS

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, recebeu, nesta terça-feira (25), em Belo Horizonte, a diretoria da Federação dos Circuitos Turísticos e apresentou as novas competências da pasta publicada na Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011.
 
Segundo o secretário, a partir da publicação, serão ampliadas as finalidades da Setur, que, além das estratégias de promoção e divulgação, terão como foco investimentos em infraestrutura turística, em capacitação, no incentivo à instalação de empreendimentos turísticos e na recuperação de estética urbana e ambiental das cidades.
 
“Iniciamos esta gestão com olhar atento para os nossos municípios. Queremos levar melhores condições para as nossas cidades para que suas lideranças, juntamente com a iniciativa privada e prestadores de serviços turísticos possam, efetivamente, realizar a política pública na ponta”, afirma.
 
ICMS Turístico
 
Também durante o encontro, o secretário lembrou que Minas Gerais é o primeiro Estado brasileiro a passar recursos diretamente para os municípios aplicarem na atividade através de parcelas de distribuição do ICMS Turístico. “Estamos dando um grande passo para o fortalecimento do turismo mineiro. Somente em 2011, aproximadamente R$ 7 milhões serão destinados a 44 municípios de nosso Estado”, ressalta.
 
O secretário espera que em 2012 pelo menos 300 municípios estejam aptos e habilitados para receber o recurso. Para isto, os requisitos mínimos são: participar de uma Associação de Circuito Turístico reconhecida pela SETUR/MG; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo  constituídos e em funcionamento.
 
Sintonia
 
As Associações de Circuitos Turísticos, são consideradas pelo Governo do Estado como Instâncias de Governança e braço de execução da Política Pública do Turismo em todas as regiões de Minas Gerais. Para o presidente do Conselho Consultivo da Fecitur, Eduardo Oliveira, a reunião demonstrou a sintonia entre a entidade e a secretaria. “Existe um alinhamento de ideias entre as necessidades dos Circuitos Turísticos e as propostas da secretaria. Acho que o turismo mineiro terá muito a ganhar daqui para frente”, conclui.
 
Também participaram do encontro o presidente da Fecitur, Francisco Melo, o secretário, José Maurício Carneiro e a presidente da Comissão de Licitação, Daly Batista. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETUR/MG. noticias@turismo.mg.gov.br (25/01/2011)

 

0 comentários:

Copyright © 2013 Sora Templates and Blogger Templates - Anime OST.